O que é um sistema embarcado? Pra que serve?

Tecnicamente falando, sistemas embarcados são dispositivos do tipo computadores, que possuem memória, processador e interfaces de entrada e saída, mas que desempenham uma função bem específica, por exemplo, piscar uma luzinha. Geralmente estes sistemas são utilizados em aplicações que não exigem grandes capacidades computacionais, portanto, os sistemas embarcados tendem a ser bem mais simples do que um computador convencional, e baratos, é claro. Os sistemas embarcados são projetados a partir de uma aplicação, por exemplo um controle remoto universal, não se surpreendam se eu falar que lá dentro tem processador, memória, barramentos, software, enfim, essas coisas que tem dentro do seu pc, e na prática, tudo que um controle remoto faz é piscar uma luzinha, ou led, de feixe infra-vermelho.

A alma de um sistema embarcado é o seu microcontrolador, que é, o processador, a memória, e as interfaces de entrada e saída todas dentro de um mesmo chip, tornando muito mais simples a confecção de um sistema. Os fabricantes mais comuns desses microcontroladores são a NXP, Texas Instrument, Atmel, entre outros.Bom, deixando o diálogo técnico de lado, vou explicar de uma maneira bem abrangente, sistemas embarcados estão em todo o lugar, no seu carro, cada central é um sistema embarcado, central do ABS, alarme, airbag, central disso e central daquilo. Tudo tem processador e memória e só servem para aquela determinada aplicação.A grande vantagem desses sistemas, para os hobbistas, é que eles podem ser também um pouco genéricos. Encontra-se facilmente no mercado plataformas de desenvolvimento de sistemas embarcados, cujas possuem as funcionalidades mais utilizadas em sistemas embarcados, e com um pouco de adaptações, quando necessário, elas podem ser utilizadas para uma gama infinita de aplicações.

Vejam os links de listas de produtos abaixo:
http://www.embeddedartists.com/products/kits/
http://www.olimex.com/dev/index.html
http://www.keil.com/boards/

Então, é com um desses kits que se começa a aprender sobre como programar para um determinado microcontrolador. Mas eu não aconselho compra-los, a não ser que eles sejam especificamente necessários, o que não é o caso de alguém que esteja iniciando suas aventuras nessa área, existem plataformas de desenvolvimentos de fabricação nacional mais baratas, e bem completas. E antes de sair comprando essas plataformas, é importante saber quais são os requisitos mínimos de conhecimento necessários para operá-las. Além do mais, alguns kits são muito mais complexos de operar do que os outros, conseqüência do microcontrolador utilizado na placa.

Postarei aqui no blog um guia de qual é a melhor escolha para o iniciante, como operar essas plataformas e os conhecimentos necessários para isso.

Até mais.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s